Os problemas de pele podem ser muito irritantes e causar desconforto para a pessoa que sofre de algum problema desse tipo. De qualquer maneira, é realmente essencial ter um diagnóstico adequado e tratamentos eficazes para as condições cutâneas. Isso porque há vários grandes problemas de pele, como o eczema e a psoríase.
Vale salientar que esses dois problemas são confundidos frequentemente um com o outro, embora ambos sejam consideravelmente diferentes. É essencial saber diferença entre essas duas enfermidades. Confira alguns exemplos:
No caso de Eczema, não existem escamas prateadas na lesão cutânea como ocorre na manifestação da psoríase.
Geralmente, pacientes com eczema podem ter alergia a alimentos. No entanto, a alergia aos alimentos geralmente não está presente no caso de psoríase.
O paciente com psoríase pode apresentar artrite, algo inexistente na outra doença de pele.
Agora que você já conferiu algumas dessas distinções, confira mais detalhes sobre essas duas enfermidades relacionadas a pele do corpo humano.
Diferenças básicas entre a psoríase e a ezecma
O eczema, também conhecido como dermatite, é um conjunto de reações em que a pele fica quente, seca, coceira e escamosa. A pele também pode ficar crua, vermelha e sangrar em surtos graves.
Há quem pense que o eczema é causado por uma reação a irritações ou alergias ambientais, estresse e desequilíbrios hormonais, que pioram os sintomas. Além dos fatores ambientais, também é conhecido que o eczema também pode ser causado devido a fatores hereditários.
Geralmente, o eczema começa na primeira infância. Algumas pessoas acabam superando-a e outras continuam a tê-la quando adultos.
Já a psoríase é uma condição inflamatória da pele diferente, marcada por manchas avermelhadas, cobertas por uma camada de prata esbranquiçada. A psoríase em placas é a forma mais comum da doença, afetando cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região lombar, etc.
Acredita-se que a psoríase seja um distúrbio auto-imune onde o sistema imunológico exagera em um estímulo. A psoríase também ocorre de maneira hereditária. Observando as diferenças com base na idade do paciente, pode-se dizer que o eczema é mais comum em bebês e crianças pequenas, enquanto a psoríase é mais comum no caso dos adultos.
Psoríase e Eczema: sintomas
Sintomas de eczema
A partir de agora, se torna importante conhecer os principais sintomas de ambas as doenças de pele, bem como as diferenças entre si.
Inicialmente, a lista abrange os sinais da eczema:
Coceira, pele vermelha e inflamada;
Inchaço e rachaduras da pele;
Escamação, bolhas, erupção cutânea vermelha e crocante vista na bochecha;
Bolhas ou erupções cutâneas notadas nas pernas ou braços;
Erupções nas articulações, principalmente atrás dos joelhos e dentro dos cotovelos;
Por causa da coceira, o paciente pode ter dificuldade para dormir;
Pálpebras hiperpigmentadas, anéis escuros ao redor dos olhos ou shiners alérgicos;
Pele semelhante a couro por atrito excessivo;
Dobra extra da pele sob os olhos;
Áreas escamosas da pele;
Palmas hiperlineare;
Urticária;
Inflamação labial.
Sintomas da psoríase:
Pequenas manchas vermelhas que gradualmente se expandem e transformam placas escamosas, prateadas e vermelhas;
Inflamação e coceira na pele;
A pele rachada com bolhas;
Marcas nas articulações;
Desconforto corporal;
Estresse emocional;
Baixa autoestima;
Em cerca de 10% dos casos, os pacientes apresentam com artrite psoriática.
Psoríase e Eczema: diferenças baseadas nos gatilhos
Os gatilhos do eczema são diferentes e dependem do tipo de que você possui. No entanto, as causas mais comuns de surtos incluem detergentes para a roupa, sabonetes e alimentos específicos, alergias ambientais como animais de estimação, pó, frio, ar seco e coceira, como lã. Estresse e mudança repentina de temperatura também podem desencadear uma reação.
Os gatilhos da psoríase incluem estresse, medicamentos como betabloqueadores e lítio, doenças e ar frio e seco. Um arranhão ou queimadura solar ruim também podem desencadear crises nos pacientes. Algumas pessoas também acreditam que álcool, laticínios, açúcar, carne vermelha, também impactar negativamente a saúde das pessoas com a doença.
No caso de Eczema, a localização das manchas varia com a idade do paciente. No caso de bebês, é mais provável que o eczema afete a face do bebê. No entanto, a psoríase é vista principalmente nos joelhos, cotovelos, etc., embora também possa ocorrer em outras partes do corpo, incluindo rosto, couro cabeludo e pescoço.
Psoríase e Eczema: tratamentos
Tratamentos para eczema
Tratamentos em casos leves de eczema podem ser feitos simplesmente melhorando os cuidados com a pele. Como a pele seca faz parte do problema, o paciente com eczema deve receber um umidificador. Ele também deve evitar banhos longos ou muito quentes, pois podem ressecar a pele e agravar os sintomas. A preferência deve ser por sabonetes leves com hidratante.
Os medicamentos prescritos que podem ajudar podem incluir anti-histamínicos, hidratantes e cremes que controlam a inflamação. Em caso de eczema grave, a terapia com luz ultravioleta pode ajudar o paciente. Os corticosteroides também podem ser prescritos para algumas pessoas com eczema grave.
Tratamentos para Psoríase
Em geral, a psoríase não tem cura. No entanto, os tratamentos assumem três formas principais. Loções para a pele, quem devem ser utilizados em todos os casos e gravidades. Em manifestações graves da doença, deve-se incluir medicamentos orais ou injetáveis.
Além disso, há a terapia de luz. Esta é mais uma forma de tratamento em que o paciente é exposto à luz UV artificial ou natural, que retarda a inflamação da pele e reduz a aparência de placas na pele.