Hoje em dia, os problemas cutâneos correspondem ao quarto maior fator de incapacidade no mundo. A informação é resultado de cerca de quatro mil estudos realizados desde a década de 1980 em todo o planeta.
Afinal, a pele é o maior e o órgão humano mais exposto a ameaças. Portanto, é de vital importante descobrir se realmente a psoríase pega, seus sintomas, tratamentos e variações.
Isso porque as consequências das doenças de pele, como a psoríase, não se limitam a questão estética. De acordo com dados da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, as doenças de pele podem gerar dores articulares, deformidade no corpo, depressão, baixa autoestima e até a morte em casos extremos.
Sendo assim, a psoríase se trata de uma enfermidade crônica que desencadeia o surgimento de manchas vermelhas e descamativas. Segundo o site do médico Drauzio Varella, essa manchas possuem casca esbranquiçada que ficam no couro cabelo, nos joelhos e nos cotovelos.
Além disso, a enfermidade faz parte do grupo das doenças eritemato e descamativas. As suas manchas costumam ser bem delimitadas e no formato de placas com tamanhos variados. Porque a psoríase pode surgir em locais mais discretos, bem como cobrir se propagar por todo o corpo.
Quais são os sintomas comuns da psoríase?
A psoríase pode se manifestar em três condições: leve, mediana ou severa. De acordo com os dados da Fundação Nacional Americana de Psoríase, publicados no site Minha Vida, o quadro leve se caracteriza por atingir menos de 3% do corpo humano.
Já a psoríase mediana se sucede quando o doente tem entre 3 a 10% do corpo comprometido, enquanto o estágio mais severo da enfermidade pode afetar acima de 10%. Além disso, os números de psoríase são semelhantes em
homens e mulheres.
Todavia, os sinais da doença podem mudar de um paciente para o outro. De maneira geral, é preciso prestar atenção nos seguintes sintomas:
· Pele ressecada;
· Ocorrência de sangramentos sem razão aparente;
· Unhas fracas, amareladas, grossas e descoladas;
· Inchaço articular;
· Dores fortes nas articulações;
· Pequenas lesões avermelhadas na pele com uma camada branca;
· Descamação em áreas do corpo, sobretudo, nos cotovelos, joelhos e raiz do cabelo.
Enfim, a psoríase pega? Psoríase pega por
contato?
Agora que já se sabe os sintomas e os tratamentos mais comuns, a dúvida que pode restar é: a psoríase pega? Felizmente, a resposta é negativa. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença não é contagiosa e afeta cerca de 3% da população global.
No entanto, essa é um problema permanente e tende a aparecer de tempos em tempos. Ou seja, o paciente terá de se cuidar por toda a vida e evitar alguns elementos que podem desencadear as crises. O estresse pode facilitar o ressurgimento das marcas, enquanto a luz natural e a hidratação
impedem.
Portanto, a ideia que a psoríase pega é falsa. Todavia, as lesões em pontos visíveis da pele podem contribuir para que os pacientes se mantenham afastados de amigos e familiares por questões estéticas e psicológicas. Embora não contagiosa, a psoríase pode vir a resultar em um isolamento social.
Psoríase faz mal ao coração?
Vários estudos sobre pacientes de psoríase apontam grande chance para desenvolvimento de problemas de coração. Esse também foi resultado da pesquisa encabeçada pela Janssen-Cilag Farmacêutica em parceria com 26 centros nacionais, publicada na Revista Saúde da Abril,
A avaliação indicou que a maioria dos pacientes com variações medianas ou graves desta enfermidade apresentam números mais altos de sobrepeso, diabetes e hipertensão do que a média em geral. Entre os pacientes entrevistados para o estudo: 17% são diabéticos, 32% hipertensos e 75% estão acima do peso ou são obesos.
Segundo a pesquisa brasileira, o vínculo entre a psoríase e as doenças cardíacas se encontra no processo inflamatório. Isso porque a inflamação oportuniza a deposição de colesterol e outros agentes nocivos nas paredes dos vasos. A partir daí, se eleva a possibilidade de placas e possíveis entupimentos.
Portanto, é essencial ficar atento aos sintomas da psoríase e procurar por orientação médica o quanto antes. Afinal, o tratamento é fundamental para que o paciente possa recuperar a autonomia e minimizar os efeitos dessa enfermidade.
Quais são os tratamentos para psoríase?
A psoríase é um problema crônico, ou seja, necessita de cuidado pelo resto da vida. Mesmo que os sinais sumam eventualmente, as manchas podem voltar esporadicamente.
Os meses de inverno também colaboram para manifestação da enfermidade devido ao ar seco, o frio e o pouco tempo sob o sol. Por isso, os pacientes podem redobrar a atenção neste período. Além disso, a pessoa deve seguir as recomendações do médico e tomar algumas medidas adequadas no seu dia
a dia.
1 – Hidratação
Manter a pele hidratada é fundamental ao combater todas as variedades de psoríase. Por isso, itens hidratantes fazem parte de todos os tratamentos, como loções e pomadas.
2 – Luz natural
Pegar um sol nos horários recomendados pelo médico é fundamental para manter a doença sob controle. Essa é uma medida para recuperar a qualidade de vida, em paralelo ao seu tratamento.
3 – Exposição ultravioleta
Essa é uma técnica de exposição a raios ultravioletas em locais especializados. É uma forma de equilibrar a saúde quando não se consegue pegar sol diariamente.
4 – Tratamento tópico
Pomadas e cremes passados nos locais afetados diretamente. Segundo o site Psorioff, esses elementos fazem a diferença em mais de 95% dos casos de psoríase. Em contrapartida, a medicação injetável apenas é recomendada para quadros mais severos da doença e sob orientação médica permanente.
A PsoriOff desenvolveu uma loção com mais de 10 ingredientes ativos importados dos Estados Unidos e recomendados por dermatologistas, agregando em um único produto todos os componentes mais indicados por especialistas de todo o mundo para o tratamento de psoríase.
O PsoriOff não é um shampoo, pomada, remédio ou medicamento. Trata-se de uma loção sem necessidade de prescrição médica, para tratamento de Psoríase em qualquer região do corpo, de fácil aplicação e resultados visíveis com poucos dias de uso!
Conheça esta inovadora loção em: www.PsoriOff.com.br